Atualizado em 12/05/2026
Sete lobinhos do grupo viveram a tradicional travessia da falsa baiana durante a cerimônia, simbolizando a passagem para um novo ciclo dentro do escotismo.
Última foto dos ex-lobos com a alcateia Pantera Negra.
No último sábado, o Grupo Escoteiro Roberto Simonsen – 5º DF viveu um momento muito especial e cheio de significado: a cerimônia de passagem dos lobinhos para o Ramo Escoteiro. Foi uma atividade marcada por emoção, orgulho e pelo fortalecimento dos laços construídos ao longo da caminhada na alcateia.
Ao todo, sete lobinhos viveram esse momento: Ana Júlia Santos, Arthur Ramos, Davi Silva, Miguel de Lima, Miguel Rafael Lisboa, Paulo Joaquim Pinheiro e Rafael César Lemes.
A cerimônia foi realizada na mata do Parque do Cortado, onde os jovens realizaram a tradicional travessia da falsa baiana, montada sobre um córrego. Esse momento simbólico representa a superação de desafios e a transição para uma nova etapa dentro do escotismo.
Lobinho durante travessia.
O Ramo Lobinho é onde muitos dão seus primeiros passos no movimento escoteiro, descobrindo um mundo novo repleto de aprendizados e aventuras. Inspirados pelo Livro da Jângal, nossos lobinhos aprendem, desde cedo, valores que levarão para toda a vida, como amizade verdadeira, respeito ao próximo, união e o compromisso de sempre fazer o seu melhor possível. Em cada atividade, em cada sorriso e em cada desafio superado, eles crescem, ganham confiança e constroem laços que dificilmente serão esquecidos.
Foi com o coração cheio de orgulho e emoção que acompanhamos nossos lobinhos nesse momento tão marcante. A despedida da alcateia traz consigo lembranças, conquistas e muita saudade, mas também abre caminho para novos desafios e grandes descobertas.
Como parte da tradição, os lobinhos também ouviram a marcante fala da Akelá: “Se precisarem de pata, olho ou dente, é só chamar, e a alcateia atenderá o seu pedido”, reforçando que, mesmo seguindo para um novo ramo, os laços construídos permanecem para sempre.
Akela Adriana falando aos lobos.
Ao atravessarem essa etapa, eles não deixam para trás o que viveram, mas levam consigo cada aprendizado, cada amizade e cada valor construído ao longo dessa caminhada. Que essa nova jornada no Ramo Escoteiro seja iluminada por coragem, alegria e pelo verdadeiro espírito escoteiro, guiando cada passo dessa nova caminhada.
Sempre Alerta!
Confira alguns registros desse dia!
A pasta com todas as fotos já se encontra em nosso arquivo fotográfico.